Na maioria das escolas as crianças precisam carregar uma quantidade muito grande de material didático, desde livros cada vez mais pesados, cadernos de várias matérias, entre outros objetos. Sendo assim, é altamente aconselhado o uso de mochila com duas alças para que a carga seja dividida igualmente entre os ombros.
Para evitar futuras dores nas costas, nas regiões lombar, cervical, dorsal, sem contar a escoliose, que é uma deformidade na coluna difícil de ser corrigida depois, recomenda-se seguir as seguintes dicas:
- Aos 6 ou 7 anos, ainda se recomenda a bolsa com rodinhas, mas já é possível carregar uma mochila às costas, desde que sem muito peso.
- Aos 12 ou 13 anos, a mochila está liberada, desde que dentro dos critérios estabelecidos, ou seja, segundo a regra dos 10%.
- Mas, para prevenir as dores seguidas dos outros efeitos indesejáveis, é preciso ficar atento à forma como a bolsa é usada, a começar pelo tamanho, que nunca deve ser maior que o comprimento do tronco da criança.
- O apoio deve ser feito no dorso e não na região lombar. É importante usar as alças nos dois ombros, distribuindo melhor o peso da mochila.
- As alças precisam estar bem ajustadas para que a sacola fique rente à altura dos ombros. Caso as alças sejam longas, haverá sobrecarga na região do pescoço, causando dor no trapézio, que pode irradiar pelo braço ou subir pela nuca causando tensão muscular e dores de cabeça.
- Quando a bolsa fica muito baixa, chegando à altura do bumbum da criança, há uma importante sobrecarga na região da Lordose lombar – região curva às costas, situada acima da bacia –, o que causa dor muscular, dificuldade para se abaixar e formigamento, sem contar que também força a Região Cervical, provocando dores de cabeça.
- Quando a criança estiver com a mochila, ela deve dobrar os joelhos para se abaixar ao invés de se inclinar dobrando as costas.
- Pais devem ficar atentos à queixa de dores nas costas. Conversar com a direção da instituição para resolver o problema é uma boa ideia.
- Escolha uma mochila leve, que, quando vazia, não pese mais que meio quilo.
- Mochilas com duas alças devem ser as escolhas predominantes.
- Observe se as alças são acolchoadas e reguláveis. Alças estreitas causam compressão nos ombros, deixando a musculatura tensa, o que causará dores que se estenderão pelas costas, pescoço e cabeça.
- E por fim…
Não fique limitado a esse roteiro. Examine as dicas e faça adaptações; simplifique a vida do seu filho e se livre de problemas futuros.
E em último caso, lembre-se sempre de que, se a escola se recusa a mudar de postura em relação ao assunto, mude você de postura e troque de escola.
Fonte:
Mundo Simples (https://www.mundosimples.com.br/educacao-dicas-12-dicas-uso-mochila.htm)